Banner II Workshop

Apresentacao

O Brasil possui muitas carências a serem superadas antes de alcançar um ritmo sustentado e duradouro de desenvolvimento, tanto social quanto econômico. Todas as iniciativas que atendam à convocação da sociedade e do governo por parcerias criativas e propulsoras devem ser empreendidas em favor do desenvolvimento nacional.

Na região sudoeste do Estado de Goiás a cultura do milho vem ganhando destaque nos últimos anos principalmente com a viabilidade do cultivo de duas safras ao ano. Tornando se assim uma opção tanto para as grandes áreas quanto para as pequenas uma vez que a produção pode ser utilizada diretamente na alimentação in natura ou comercializada para ser processada abrindo assim uma gama de possibilidades. É neste contexto que se propõe a realização do II Workshop e II Mostra de Trabalhos do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UFG – Regional Jataí cujo tema intitula-se “Atualidades e Perspectivas para a cultura do milho”.

O evento possui caráter multidisciplinar englobando conhecimento geral vivenciado na agricultura, no intuito de gerar integração entre os profissionais da região que trabalhem com a cultura do milho, com pesquisadores e academia buscando a troca de informações, além de estimular o debate sobre as mais recentes, importantes e viáveis questões e/ou temas relacionados à produção de grãos desse importante cereal. Objetiva-se ainda difundir e discutir as novas tecnologias para produção de milho assim como a empregabilidade dessas tecnologias para a região sudoeste do estado de Goiás. Noutra vertente, o evento visa demonstrar os resultados dos esforços de discentes e docentes na produção científica no âmbito do Programa de Pós-graduação em Agronomia da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás, permitindo a divulgação dos trabalhos desenvolvidos e em andamento/fase de conclusão.

O workshop contará com oito palestras enfatizando os aspectos teóricos e práticos de relevância e principalmente as novas abordagens dos mesmos sobre o assunto. A intenção é promover um fórum de discussão sobre a empregabilidade de novas tecnologias para a produção de milho buscando um estreitamento dos laços entre instituições de ensino e os profissionais da região que atuem nessa área.